(artigo) Como alterar o tom de uma cifra

   Paz do Senhor a toda galera que curte o Só Cifras Gospel, neste artigo falaremos sobre como alterar um tom de uma cifra, algo muito importante para quem toca algum instrumento musical, então vamos ao que interessa.
   Você que tá começando agora na música com certeza já se deparou com a seguinte situação: vai acompanhar uma música com um instrumento musical e o cantor canta em um tom diferente do que você decorou ou diferente da cifra, e agora o que fazer? Essa é uma situação que concerteza pelo menos uma vez já aconteceu com todos nós, isso acontece geralmente porque os cantores profissionais devido seu estudo e técnica alcançam e cantam em tons que não alcançamos e por isso temos que abaixar ou subir tons para conseguir cantar, ou simplesmente seu tipo de voz não se adequa ao do cantor, caso você seja barítono, dificilmente conseguirá cantar uma música no tom original de um cantor que é tenor, daí é necessário abaixar alguns tons.
   Para compreender corretamente o método de alterar tons, primeiro você precisa conhecer a escala cromática, que possui todas as notas, e a partir daí entender a posição correta das notas na escala, observe a imagem abaixo.
   Após observar com atenção a escala cromática, você conseguiu perceber que entre uma  nota e outra há diferença de 1 tom, exceto entre Mi (E) e Fá (F), que a diferença é de meio tom, sendo assim também entre Si (B) e Dó (C). Pois é, aí está o segredo que deve ser seguido em qualquer escala e tom, pois sempre haverá meio tom entre Mi e Fá, e Si e Dó. Sendo assim, fica fácil mudar os tons para mais ou menos com facilidade, veja o exemplo abaixo:
  • Como diminuir um tom de uma música qualquer que possui estas seguintes sequências de acordes: G, D/F#, Em, C. Seguindo a escala cromática, vemos que um tom abaixo de G (Sol) é F (Fá) e continuando neste raciocínio, essa música um tom abaixo ficará: F, C/E, Dm, A#. E se ao invés de abaixar, fosse subir, seria: A, E/G#, F#m, D, entenderam? qualquer dúvida, sugestão, escreva abaixo nos comentários. Deus abençoe a todos!
_________________
Artigo - Como alterar o tom de uma cifra
Artigo elaborado por Ícaro Rodrigues (www.socifrasgospel.com)
((Só Cifras Gospel - Cifras e Letras Evangélicas))

Um comentário:

Seu comentário não será aceito: caso seja pedido de cifra (utilize o email), caso utilize palavrões ou qualquer coisa que fira príncipios, ok."Somos sal da terra e luz do mundo"

Tecnologia do Blogger.