NOÇÕES BÁSICAS DE CAMPO HARMÔNICO

Fala galera do Só Cifras Gospel, neste artigo quero passar para vocês de uma forma bem simples a teoria do campo harmônico. Bem, campo harmônico nada mais é do que todas as possibilidades de acordes que uma escala de um determinado tom pode formar. Esse estudo é importante para ajudar a cifrar músicas simples como os corinhos, desde que você saiba o tom da música, lembrando que vários artistas extrapolam as possibilidades do campo harmônico e aí só com um ouvido bem treinado para conseguir encontrar os acordes certos. Como exemplo para aprofundar no assunto, vamos utilizar a escala de C (dó maior) que é formada pelas notas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si; ou C, D, E, F, G, A, B para facilitar o entendimento. Apartir destas notas podemos formar acordes de três notas (tríade), 4 notas e até chegar a 5 notas. O acorde de C é formado pelas notas C, E, G; partindo deste conhecimento já adquirido de como se formam os acordes, formamos 7 tríades, ou seja, sete acordes de três notas da escala de Dó maior, são eles:

  • C= Dó, Mi, Sol
  • Dm= Ré, Fá, Lá
  • Em= Mi, Sol, Si
  • F= Fá, Lá, Dó
  • G= Sol, Si, Ré
  • Am= Lá, Dó, Mi
  • B°= Si, Ré, Fá.

Com esses acordes você pode acompanhar tranquilamente música cantadas no tom de C (Dó maior), para outros tons, segue a mesma regra, caso necessite enriquecer seu campo harmônico, você pode utilizar acordes formados com 4 e 5 notas, ex: C9 (Dó, Mi, Sol, Ré) e Em7b9 (Mi, Sol, Si, Ré, Fá).
Pois é pessoal, espero que tenham gostado desta pincelada sobre noções básicas de campo harmônico, até breve. Deus abençoe a todos.
___________________________
Artigo: Nocões básicas de campo Harmônico, autor: Ícaro Rodrigues
Artigos e aulas de música - Só Cifras Gospel

5 comentários:

  1. Muito legal, esses dicas podem ajudar muitos que querem louvar nos cultos, mas não tem muito conhecimento de teoria musial.

    ResponderExcluir
  2. é bom sua explicação ,mas para aprender é preciso estudar muito .que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Cara excelente artigo parabens a vc q postou e q Deus o abençoe! \o/

    ResponderExcluir
  4. parabéns Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir

Seu comentário não será aceito: caso seja pedido de cifra (utilize o email), caso utilize palavrões ou qualquer coisa que fira príncipios, ok."Somos sal da terra e luz do mundo"

Tecnologia do Blogger.