COMO APRENDER A CIFRAR UMA MÚSICA

16 comentários
cifra de uma música
Bem pessoal, em primeiro lugar vale dizer que você deve possuir um conhecimento mínimo sobre teoria musical.
A arte de cifrar uma música envolve conceitos tais como acordes e escalas. É válido dizer também que iniciantes em música, ou seja, aqueles que não possuem nenhuma experiência musical anterior terão mais dificuldades em cifrar uma música, já que a grande maioria não possuem "ouvido", este termo se refere á capacidade de discernir sons com uma determinada precisão, mas se você é um iniciante e acha que não tem um bom "ouvido", não se desanime, esta capacidade pode ser adquirida à medida em que você tiver mais afinidade com a música, é por isso que para iniciantes na arte do canto essa falta de afinidade se reflete na afinação ou desafinação , melhor dizendo.
Enfim, vamos ao que nos interessa na aula de hoje, como já dizemos, começe usando o bom senso, escolha uma música de pouca dificuldade. É bom que se possua um aparelho de som e um cd ou outro meio de se reproduzir a música (MP3, Ipods, etc) que se quer cifrar (nada de tentar cifrar uma música somente pela lembrança), tente identificar o primeiro acorde tocado na introdução. Geralmente uma sequência de acordes usados na introdução se repete ao longo da canção, ex: na música "Poderoso Deus" a sequência de acordes é: C (Dó); Am (Lá menor); F (Fá); Dm (Ré menor); G (Sol). Isso se repete e a partir daí começa a música usando exatamente estes acordes. Porém, nem sempre os acordes da introdução vão estar todos presentes na música ou vice-versa. Outra coisa que irá auxiliá-lo é o conhecimento das escalas, vamos nos lembrar do exemplo anterior, a música "Poderoso Deus" está na escala de Dó, consulte um artigo sobre escalas no site, vamos deixar aqui a dica sobre a escala de Dó.
Esta escala é formada pelas seguinte notas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, então cada nota dará origem a um acorde: o acorde G (Sol) é formado pelas notas Sol, Si e Ré, ambas estão na escala por isso esse acorde entra na música, já o acorde F# (Fá sustenido) não entrará no exemplo, ao saber que uma música pertence a determinada escala, use a mesma para economizar tempo ao procurar os acordes, vá testando de ouvido, com o instrumento e com o aparelho de som, quais os acordes são iguais ao da música, se mais grave ou mais agudo sempre obedecendo a escala(existe exceções mais não entraremos nisso), vá procurando até ter certeza.

Bem, é isso aí, pra te animar vou te dizer que na primeira vez que você for cifrar uma música, tudo parecerá difícil, mas com o tempo você irá cifrar cada vez músicas mais complexas e com menos esforço. Esperamos que tenhamos ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre este assunto, qualquer dúvida deixe um comentário que responderemos assim que possível, e sempre esteja atentos a novidades do Só Cifras Gospel. Obrigado e esperamos sua visita sempre.

16 Comentários.

  1. Anônimo disse:

    valeu amigo gostei muito do camentario vou estar treinando os ouvidos blz obrigado continue nessa sua força fica com Deus......

  2. Anônimo disse:

    Somente uma correção... O acorde de Sol (G) é formado pelas notas Sol, Si e Mi.

    A paz do Senhor

  3. Paz do Senhor Anônimo, realmente coloquei errado mesmo, o acorde de Sol (G) é formado pelas notas Sol, Si e Ré, e não Dó, mi e sol como tava no texto, esse é o acorde de Dó (C). Valeu pela sugestão, Deus abençoe a todos.

  4. Anônimo disse:

    A paz do Senhor...Olha gostei muito dessa explicação mas eu acho q esse entendimento vem com o tempo e talvez para ajudar os iniciantes para q eles ñ venham a desanimar seria bom q ficassem alguns hinos ja com as notas para q se possa copiar....!
    + eu adorei............

  5. Anônimo disse:

    parabens pelas dicas gostei bastante DEUS ABENÇOE A TODOS

  6. leonardo disse:

    eu já toco violao basicamente desde os meus 4 anos
    mais nunca foi muito minha praia
    to tocando baixo vai fazer 2 anos,
    e consegui cifrar 2 musicas
    uma é evangélica NOSSO DEUS É SOBERANO
    e a outra não é
    é do ramones HEY HOW LET'S GO
    valeu anonimo

  7. Anônimo disse:

    Obrigado amigo eu sou evangelica tenho 13 aos e adoro musica estou começando meu curso de teclado e precisava dessas informaçoes se alguem esta ledo isso fique sabendo que eu canto muito bem e meu sonho é entrar em uma grane banda se tiver enteressao porfavor espero que voce esteja amigo me ligue 47321553

  8. Anônimo disse:

    eu sou Daniel, gostei muito valeu......

  9. Yan Araujo disse:

    E se agente quiser cifrar uma música mas não tem em nenhum cd ou na internet?

  10. amigo! Sou iniciante...Se a escala de dó é (C D E F G A B), pq na música PODEROSO DEUS que está na escala de dó, entrou Am e Dm? não conseguir entender o porquê.Tem alguma explicação?

    se alguém souber mim explicar por favor, mande também a resposta para meu email. MPAADNS@HOTMAIL.COM

  11. @Adailton Santana A escala de Dó é formada pelas notas (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si), no caso Am e Dm são acordes formados por notas que compõe a escala de Dó, ex: Am= Lá + Dó + Mi e Dm= Ré + Fá + Lá. Espero ter ajudado.

  12. é meus colega vje que voces estao precisado muito de estudar um puco mais de musica heim.para cifrar uma musica é preciso primeiro conhecer o campo armonico de cada escala e depois conhecer o graus e funcaço de cada grau existe uma formula usada para fazer o arrajo de uma musica. 1º o camo hamonico de Dó ( C,D.Em,F,G,Am,Bº,C),Sendo que o D tambem pode ser Dm e o B pode ser Bm.2º os graus sao I,II,II,VI,V,VI,VII,VIII,Sendo que cada grau representa cada nota da escala,e a formula é a seguinte ,sempre que for cifrar uma musica usamos o I,V e IV graus nessa ordem. ex; C,G,F.... .

  13. para cifra uma musica primeiro é perciso conhecer o campo harmonico de cada escala e os graus e a formula de graus pra cifrar uma musica ,quem quiser eu explico.

  14. obrigado muito mas estou com dificudade, ex. se uma musica começa com ré, que acordes posso usar? muito obrigado Deus abençõe muito você.haa kkk estou na conta da minha mãe.

Deixe seu comentário

Seu comentário não será aceito: caso seja pedido de cifra (utilize o email), caso utilize palavrões ou qualquer coisa que fira príncipios, ok."Somos sal da terra e luz do mundo"

 

((Só Cifras Gospel - Cifras, Tablaturas e Letras Evangélicas)) 2007-2019 - Portal da Música Gospel com: cifras; letras, tablaturas, artigos, dicionário de acordes, escalas, afinador online e mais... Atualizado constantemente. Todas as letras das músicas, melodias e harmonias pertencem aos seus respectivos compositores e cantores, uso somente para fins educativos. Se você gostou do site, coloque nosso link no seu site ou blog e ajude a divulgar nosso trabalho.

Proíbida a reprodução total ou parcial. Hospedagem: Blogger

Só Cifras Gospel © 2019 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings